Translate

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Discernimento


Nossa consciência se forma baseando-se em conceitos adquiridos em nossas experiências, em nossos conhecimentos tidos como verdadeiros, e nos códigos divinos que estão em desenvolvimento em nós, tudo que favorece o desenvolvimentos desses códigos divinos é acoplado como realidade espiritual permanente.
Nossa ignorância vai se transformando em conhecimento na medida que estudamos e experimentamos o mundo através dos cinco sentidos, todas as sensações e conceitos são acumulados influenciando diretamente em nosso julgamento do que é certo ou errado.
Em nossa atual fase de desenvolvimento moral a maioria de nossas certezas são mutáveis, devemos estar preparados para negar hoje o que ontem pregamos como verdade incontestável, demonstrando humidade.
Com discernimento podemos nos melhorar cada dia mais, admitindo que somos seres imperfeitos em desenvolvimento e portanto sujeitos a cometer erros de julgamento mesmo no profundo tribunal de nossas consciências.
O discernimento é sem dúvida um conceito importante em nossas vidas, não só para distinguir o certo do errado mas também para identificarmos com mais facilidade os espíritos e pessoas que nos rodeiam. A distinção correta do certo e do errado para os códigos divinos, pelo que já vimos até aqui é muito difícil de atingir, pois os conceitos por nós internalizados estará sempre obedecendo os ditames de nossos sentimentos, que se forem de orgulho e de vaidade, os conceitos serão formulados para satisfazerem esses sentimentos inferiores, o que destoa dos nobres ideais divinos, perceba que para perseguir o bem é necessário que tenhamos uma boa dose de discernimento e mesmo assim nossos sentidos poderão nos enganar mascarando a verdade em função de ganhos passageiros e superficiais.
A espinha dorsal do discernimento verdadeiro deve sempre seguir a orientação do divino mestre jesus, que tem esse sentido bastante desenvolvido. Jesus não adivinhava o bem e nem era inspirado pelo alto sobre o que era certo ou errado, ele tinha os conceitos certos internalizados e usava seu próprio poder de discernimento para indicar o que correspondia a vontade de Deus, ao contrário do que muitos imaginam, Jesus não é Deus e nem foi criado divino mestre, Deus não criaria seus filhos uns superiores aos outros, se assim fosse que justiça haveria nisso? Deus criou jesus puro e ignorante como criou todos nós, jesus com seu esforço e sua dedicação se purificou, internalizou e praticou os conceitos corretamente, e mesmo depois de estar no céu se colocou à disposição do pai para sofrer novamente os horrores da carne onde melhor podia nos ensinar os conceitos por ele internalizados.
Um dos nortes mais eficientes e de fácil acesso disponível hoje para o desenvolvimento adequado do discernimento, é o evangelho segundo o espiritismo, mas devemos usar essa ferramenta com cuidado e atenção, pois sempre corremos o risco de sermos influenciados em nossas interpretações por maus espíritos ou pelos nossos sentimentos inferiores, as verdades contidas no evangelho são eternas, mas podemos “sem querer” adaptar a interpretação dessas verdades às nossas necessidades mais imediatas.
Portanto o correto é estudar e pesquisar com vontade e de forma incansável, conquistando um elemento do quebra cabeça de cada vez, e juntando esses elementos com cuidado, sempre se perguntando se nossas conclusões, de alguma forma, estão ligadas de maneira positiva ao amor fraterno.
Um importante fato ocorre incansavelmente a cada segundo em todas as partículas e ondas do universo, nada é estático, tudo se movimenta em direção a própria evolução, o que era a milésimos de segundos atrás, agora já não é mais.
Uma consciência suprema comanda todas as consciências, e cada consciência comanda seus movimentos internos necessários a própria evolução, determinando pelas leis naturais o próprio ritmo de seu crescimento. Esse avanço é irrevogável uma vez alcançado um patamar em termos de consciência não há retorno ao estágio anterior, assim cada um evolui para Deus usando a consciência para determinar os próprios movimentos evolutivo.
Uma das maiores armadilhas que enfrentamos nesse processo evolutivo, são os clichês, as vezes ficamos presos à atitudes mentais repetidas indefinidamente, patinando no mesmo lugar sem se dá conta que estamos infligindo uma lei natural, que é a lei da impermanência, as vezes vemos aqueles que nos rodeiam ficarem mais evoluídos, mais leves, mais felizes, enquanto sofremos cada vez mais no emaranhado cíclico mental que criamos e mantemos por medo do novo ou por ignorância.

Rebeldia à lei divina
Amar a Deus sobre todas as coisas
Nos disse certo dia, o amigo jesus
E mesmo ensinando tamanha sabedoria
O homem, o pregou na cruz

Amar ao próximo como a si mesmo
Disse o mestre com mãos ensanguentadas
Mas desobedecendo a esse dogma supremo
O homem se destrói em lutas armadas

Amar mesmo seu inimigo
Jesus nos deixou como ensinamento
Mas o homem com suprema ignorância
Desprezou seu mandamento

Honrar pai e mãe
Nos ensinou jesus um dia
Mas o egoísmo humano
Matou nosso mestre com rebeldia 

Kleber Lages

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ok